Professores e alunos da Escola Ney Braga, em Barão de Grajaú-MA, com participação de estudantes de outras escolas realizaram no final da tarde dessa quarta-feira, 30, o I Campeonato Baronense de Lançamento de Foguetes (Cambalaf). As invenções trabalhadas com canos de PVC e garrafas plásticas descartáveis foram apresentadas no Estádio de Futebol Gregorão, onde centenas de alunos com presenças de autoridades realizaram as ações.
De acordo com o professor e fisioterapeuta Antonio José Barbosa, diretor da Escola Ney Braga, estavam presentes alunos e professores das Unidades de Ensino Aristides Lobão e Domingos Machado. Sobre o prefeito Gleydson Resende que estava presente o professor Antonio disse, “o gestor baronense não tem medido esforços para ajudar em ações como essa que estamos colocando em prática, pois, ele tem ajudado de todas as formas e só temos agradecer a todos que estão participando desse evento”.
Não se trata apenas de um foguete, mas uma ação que envolve conhecimentos nas áreas de química, matemática, física e biologia, coloca ainda o educador que enalteceu “é como se fosse o lançamento de um satélite e isso, desperta a consciência crítica do aluno ao espaço”.
O prefeito Gleydson Resende que acompanhou todos os lançamentos dos foguetes trabalhados pelos alunos, disse que se trata de mais uma iniciativa dos professores dentro do seu governo e que fez de tudo para ajudar, pois iniciativas como a que foi colocada em prática tem que ser vista como um progresso educacional.
As equipes estavam competindo entre si, sendo que foram colocadas pela organização troféus e medalhas para as equipes que apresentaram as melhores invenções.
Da redação
IMAGENS: piauínoticias.com