gresNa manhã desta quinta-feira, 17, a Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora - Caed/Ufjf, realizou a abertura da Capacitação de Agentes do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (Saepi) para as Gerências Regionais de Educação e Supervisores Municipais.

 

O Saepi tem o objetivo de avaliar as escolas municipais e estaduais, com relação às habilidades e competências desenvolvidas em Língua Portuguesa e Matemática. O programa avalia estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio. A novidade nesta 3ª edição é o acréscimo da 1ª série do Ensino Médio das escolas que fazem parte do Programa Ensino Médio Inovador (ProEmi).

 

"Este é o momento de treinamento dos coordenadores regionais que vão nos assessorar na aplicação desse instrumento de avaliação que é o Saepi. A prova será dia 5 de novembro e a inclusão da 1ª série do Ensino Médio nos ajudará a avaliar o ProEmi, implantado em algumas escolas", explica Joara Ribeiro, superintendente de Ensino da Seduc.

 

"Essa capacitação é muito importante, pois ela focaliza os indicadores e dificuldades para que a escola tenha um mapa do seu desempenho obtido através da avaliação e isso possibilita diagnosticar e resolver os problemas" é o que destaca Umbelina Leal, gerente da 9ª Gre (Picos).

 

"Estamos no 3º ano de aplicação da nossa própria avaliação, que nos ajuda a fazer as intervenções necessárias para a questão educacional. Este é um investimento feito pelo Governo do Estado, com recursos exclusivamente estaduais, que faz parte das metas da política educacional. Hoje estamos trabalhando a rede estadual e a municipal de Teresina, que este ano demonstrou o interesse de participar desta avaliação. Para 2014, nossa meta é atingir todo o sistema de ensino", diz Átila Lira, secretário de Estado da Educação.

 

 

 

Seduc