Dezenas de professores após várias tentativas de diálogo com o prefeito de Nazaré do Piauí, Junior Nunes, resolveram parar as atividades nas escolas do município. Os educadores reivindicam os seus salários que estão em atraso há dias. Nessa terça-feira, 15, dia da classe, um dos educadores entrou em contato com o piauinoticias.com para expor sobre a situação. Nesta manhã um grupo se reuniu no Centro Paroquial da cidade para algumas deliberações. Os questionamentos entre a classe foram comandados na reunião pelo professor Romilton Pereira da Silva, líder do movimento e que representa o Sindicato dos Profissionais em Educação naquele município.
O prefeito numa das suas explicações a classe teria dito que o município teve uma queda no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), contudo cita o professor, “percebemos que tem tido um desinteresse por parte dos gestores em nos pagar, pois de acordo com a Legislação a partir do 5º dia útil do mês subsequente vence o prazo para nos pagar, mesmo assim, tem ocorrido atrasos desde julho que tem ultrapassado a data limite. Agora no dia 7, já com mais de 30 dias de atraso, nós nos unimos, passamos a fazer algumas reivindicações e tivemos uma reunião com os gestores (prefeito e a secretaria de Educação) e desde então, deixamos claro que não poderíamos mais trabalhar sem que recebêssemos os nossos salários, foram dados prazos, mas esses não tem cumprido”.
Alguns professores estão recebendo, pois ainda segundo o sindicalista, houve um acordo com critérios para liberação dos recursos, com isso, cerca de 60% do pessoal está com os vencimentos em dia, contudo, esses tem dado apoio aos que estão sem receber e tem participado das reuniões. A classe reivindica ainda os vencimentos do mês de dezembro, ainda da gestão anterior. Se não houve uma resolução do problema pelo gestor nos próximos dias, os professores falam em procurar O ministério Público para denunciar o caso, mas deixam claro, que esse será um último recurso.
O piauinoticias.com após ter feito o registro da reunião se dirigiu a sede da Secretaria da Educação e tentou contato com a secretária da pasta, Rosidete Maria, mas essa não estava presente, pois participa de ações em Teresina, segundo uma das servidoras. O prefeito Junior Nunes também foi procurado para se manifestar, mas também se encontra na capital piauiense onde vários gestores estavam em reunião.
Da redação
IMAGEM: piauinoticias.com