policiaisA preservação do local onde aconteceu um crime é de suma importância para se chegar ao autor do delito. E como os policiais militares, em geral, são as primeiras pessoas a ter contato com este ambiente é que a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) promoveu, de 17 a 20 de setembro, o 6º Curso de Local de Crime para Profissionais de Segurança Pública - Nível Multiplicador.

 

O evento, ocorrido em Curitiba, contou com a presença de quatro oficiais da Polícia Militar do Piauí. Eles pretendem levar os conhecimentos adquiridos para os demais policiais do estado. “Nossa proposta, que será levada até o Comando Geral da PM, é que, a cada mês, seja selecionada uma unidade, da capital ou do interior, para que possamos palestrar sobre os aspectos que nos foram repassados em Curitiba”, destaca o capitão Reginaldo Canuto, um dos oficiais que participaram do curso.

 

Segundo ele, as palestras, que terão o suporte dos materiais didáticos entregues no curso nacional, visando conscientizar o policial da importância de manter intacto o local de ocorrência de um crime, pois esta preservação é determinante no trabalho da perícia.

 

 

Dentro desta perspectiva, os oficiais pretendem ainda elaborar uma cartilha para ser distribuída entre os profissionais de Comunicação. “Mesmo sem ter a intenção de prejudicar, a mídia acaba violando ambientes para poder veicular o crime e isso dificulta o trabalho da Polícia e o andamento das investigações naquele local que é rico em provas que ajudam a chegar até o autor do delito”, pontua Canuto.

 

Ascom PI