Seguem abertas até o dia 31 deste mês, as inscrições para participação na 14ª edição do Prêmio Gestão Escolar (PGE). As inscrições devem ser efetuadas exclusivamente pela internet no endereço eletrônico (www.premiogestaoescolar.com.br).
A Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) tem estimulado seus gestores a participar do prêmio como forma de fortalecimento do sistema educacional. "A escola que se planeja, acompanha, avalia e divulga as ações pedagógicas junto à comunidade escolar, através do Prêmio Gestão Escolar, só tem a crescer", avalia o secretário da Educação, Átila Lira.
Até o momento, 120 escolas estão inscritas no Prêmio Gestão Escolar, sendo que a consolidação das mesmas será feita após o dia 31 de maio. Amparo Ramalho, coordenadora Estadual do Prêmio Gestão Escolar, considera claro o crescimento das participações do Piauí no certame. "No primeiro ano de participação, em 2010, o Piauí teve apenas 19 escolas inscritas. No último ano tivemos 49, uma prova da preocupação de nossos gestores em melhorar nosso sistema educacional", afirma.
A coordenadora também alerta que não basta apenas a gestão da escola acessar o site e se inscrever, mas é preciso concluir todo o cadastro.
"As escolas precisam finalizar todo o processo de inscrição, com o preenchimento do formulário e envio dos dados para o comitê gestor. Tudo é feito de forma on-line", explicou Amparo. Só as escolas que finalizam o processo é que ficam aptas a concorrer ao Prêmio.
Ela enfatiza que as escolas devem concluir a inscrição o quanto antes para evitar imprevistos e alerta que, nos últimos dias de inscrição, o site do evento também poderá estar congestionado o que pode dificultar o processo. No ano passado, em torno de 160 instituições de ensino se inscreveram para participar do Prêmio, porém, apenas 49 finalizaram a inscrição.
O PGE é uma iniciativa do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) que busca estimular a autoavaliação nas escolas públicas de forma a colaborar para o crescimento da instituição e consequentemente melhorar o processo de ensino aprendizagem.
O prêmio é direcionado para escolas da Educação Básica das redes estadual e municipal. Os participantes serão avaliados em quatro dimensões de gestão: pedagógica (planejamento e ações pedagógicas, resultados educacionais), participativa, gestão de pessoas e liderança e de infraestrutura (serviços e recursos).
seduc