Alunos e professores da Escola Pequeno Príncipe, bairro Sambaíba em Floriano-PI, comemoraram o dia do Indio apresentando personagens e cenas do Sítio do Pica-Pau-Amarelo, projeto educacional do autor Monteiro Lobato. Os índios foram os primeiros habitantes do Brasil e após um estudo feito com o acompanhamento dos educadores, os alunos se saíram bem no que foi programado para as apresentações que ganharam aplausos.

principeindio042013Ainda nas atividades programadas, meninos e meninas apresentaram cenas que demonstram costumes e culturas da região. Os alunos da Educação Infantil também participaram da programação e esses contaram com as presenças dos pais que ficaram maravilhados com os seus filhos.

 principeindio042013a


Após toda a programação ter sido colocada em prática, a direção da Escola agradeceu e parabenizou aos alunos pela participação ativa e ainda fez deferências aos pais que mais uma vez apoiaram seus filhos na programação definida pela direção da escola.

 

18 de abril é lembrado como o Dia Nacional da Leitura Infantil

 Monteiro Lobado

Nascido na cidade de Taubaté, em São Paulo (SP), José Bento Renato Monteiro Lobato foi um dos mais influentes escritores brasileiros do século XX, importante editor de livros inéditos e autor de relevantes traduções. Após sua morte, em julho de 1948, suas obras foram eternizadas na literatura brasileira e são, ainda hoje, leitura obrigatória na educação básica brasileira.


Mais da metade dos livros de Monteiro Lobato tinham como alvo o público infanto-juvenil, com a intenção de ajudar na formação intelectual e moral da juventude brasileira. Entre os mais populares estão: "A Menina do Nariz Arrebitado"; "O Saci"; "Fábulas do Marquês de Rabicó"; "Aventuras do Príncipe"; "Noivado de Narizinho"; "O Pó de Pirlimpimpim"; "Reinações de Narizinho"; "As Caçadas de Pedrinho"; "Emília no País da Gramática"; "Memórias da Emília"; "O Poço do Visconde" e "O Picapau Amarelo", que foi transformado em obra televisiva nos anos 80 e sendo regravado no final dos anos 90.

Monteiro Lobato morreu em 4 de julho de 1948, aos 66 anos de idade, e no ano de 2002 foi criada uma Lei (10.402/02) que registrou o seu nascimento como data oficial da literatura infanto-juvenil.

 

Da redação

IMAGENS: Pequeno Principe