Cerca de 40 crianças do Projeto Cidadão Mirim receberão atendimento odontológico e de fonoaudiologia. A ação será realizada com a parceria de profissionais da saúde e da Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Sasc), visando melhorar a qualidade de vida dos jovens e de suas famílias.
A parceria se deu a partir de uma visita de uma equipe de saúde ao projeto. Além de odontólogo e fonoaudiólogo, também estarão engajados no projeto profissionais de psicologia, serviço social, entre outros.
O coordenador do Projeto Cidadão Mirim, tenente Clidenor, explica que dos 115 jovens do projeto, 37 já passaram por avaliação e serão encaminhados para tratamento. “Nesta primeira etapa os profissionais selecionaram os casos mais graves para serem encaminhados para tratamento. Como não contamos com estrutura adequada, os atendimentos acontecerão na Facide. Em um segundo momento, também os pais receberão atendimento”, diz.
O coordenador destaca ainda que o Projeto Cidadão Mirim exige a participação dos pais dos alunos. "Antes, os pais inscreviam os alunos, mas não acompanhavam o desenvolvimento deles. Agora, os pais têm que participar das reuniões, receber orientações e autorizar os tratamentos dos filhos e se envolver nas atividades. Já recebemos depoimentos de varias mães destacando a melhora no comportamento dos filhos não só na escola, mas também em casa”, diz
Além de aulas de reforço escolar, disciplina e saúde, os participantes do Cidadão Mirim contam ainda com um grupo de Canto Coral sob regência de Alcides Valeriano. “Os meninos estão muito empolgados e o Coral já se apresenta em eventos fora da Sasc. Em breve, atendendo a pedidos dos alunos e dos pais, estaremos oferecendo novamente oficinas de música”, completa Clidenor.
CCom