O Governo do Piauí, através da Secretaria de Estado da Educação e Cultura, implantará, ainda este ano, o programa Correção de Fluxo que tem como objetivo diminuir a distorção idade/série dos estudantes do ensino básico da rede estadual. Inicialmente, apenas Teresina, Parnaíba, Picos e Floriano receberão o projeto.
De acordo com a diretora de Unidade de Ensino e Aprendizagem, Marta Lúcia Freitas, o projeto já está em fase de implementação. “Estamos selecionando o material para oferecer condições para o desenvolvimento do programa. Logo depois, os professores passarão por capacitação. Assim, esperamos contribuir com a permanência dos alunos nas escolas”, explica.
O programa permitirá uma metodologia de trabalho que proporcionará reforço aos estudantes das séries finais do ensino fundamental, colaborando com o constante avanço e progressão. Consequentemente, minimizará o número de alunos em séries desproporcionais à idade, repercutindo na realização do ensino médio na idade certa.
A diretora ressalta ainda que, neste primeiro momento, o programa funcionará como uma experiência piloto. “Obtendo os resultados esperados, vamos expandir para outros municípios piauienses”, finaliza Marta Freitas.
govpi