Uma saída contra a violência e o uso de drogas. O programa Cidadão Mirim será levado para 100 municípios do Piauí ainda este ano e beneficiará, aproximadamente, 15 mil crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e oriundos de famílias carentes. O trabalho educativo desenvolve ações preventivas e de atendimento psicossocial.
Cada cidade contará com um pelotão de 100 alunos, comandado por um coordenador e quatro instrutores. Segundo o coordenador do programa, Edivaldo Viana Lima, o investimento inicial do Governo do Estado será de, aproximadamente, R$2,8 milhões.
O programa já é desenvolvido em Teresina e no segundo semestre será levado para o interior do Estado. "Neste primeiro momento, serão contemplados os 100 municípios mais populosos do Piauí. A meta é de que, até 2014, o projeto atinja todos os municípios do Piauí, totalizando um investimento de quase R$7 milhões", ressalta.
O coordenador do Cidadão Mirim explica, ainda, que, em convênio da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (Seduc) e a Polícia Militar, as crianças e adolescentes, com idade entre 7 a 16 anos, receberão aulas de reforço, com acompanhamento de uma pedagoga, aulas de xadrez, religião, além de atividades culturais e esportivas.
"Trabalharemos, semanalmente, atividades socioeducativas com o objetivo de tirar as crianças e adolescentes da ociosidade, oferecendo condições à escola e às famílias para evitar que eles entrem na criminalidade. É uma saída contra a violência e as drogas”, finaliza o major Viana.
Cidadeverde