O secretário de Saúde do Piauí, Ernani Maia, esteve reunido na tarde dessa segunda-feira, 8, com a diretoria da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. Dentre os vários assuntos em pauta, a implementação de dois cursos de mestrado no estado, um em Vigilância em Saúde e outro Medicina Tropical.
Participaram do encontro a vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação do Instituto Fiocruz, Nísia Lima; Pedro Ribeiro Barbosa, presidente em exercício da Fiocruz e Valcler Rangel, vice-presidente de Ambiente Atenção e Promoção a Saúde.
“Estamos hoje aqui traçando planos para o Estado e a Fiocruz desenvolverem ações estratégicas. Dentre essas ações está a implementação de dois cursos de mestrado na área de Vigilância em Saúde e Medicina Tropical, com aula inaugural já para junho deste ano”, afirmou Ernani.
Ainda segundo o secretário, foi discutida ainda a possibilidade de a Fiocruz ser gestora do Tele Saúde no Estado do Piauí, bem como contribuir para o modelo de gestão da nova maternidade de Teresina.
“Ficamos no aguardo da provocação oficial da Secretaria de Saúde do Piauí e, após esse passo, levar os temas para aprovação no conselho deliberativo em maio” disse a doutora Nísia Lima.
Vinculada ao Ministério da Saúde, a mais destacada instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina, atua na promoção a saúde e o desenvolvimento social, gerando e difundindo conhecimento científico e tecnológico.
govpi