O Programa Mais Educação está em execução nos presídios Irmão Guido, Major César e em São Raimundo Nonato. Segundo a professora Rosângela Queiroz, são cerca de quarenta internos matriculados nas três penitenciárias. “A Secretaria da Justiça oferece todas as etapas do ensino regular. Temos o Fundamental e o Médio, no formato presencial. O desafio é fazer com que os nossos presidiários permaneçam matriculados”, explica.
Rosângela diz que no ensino presencial, que já era ofertado, os professores vão até os presídios durante três vezes por semana para ministrar aulas. Agora há o Mais Educação, e a Sejus também realiza cursos permanentes aos detentos como o de corte e costura industrial.
“Há também os cursos de panificação e para este ano, foi aprovado projeto para instalação de cinco panificadoras nos presídios do Piauí”, diz a professora, citando ainda que será ministrado o curso de empreendedorismo, denominado "Com Licença, eu vou à luta", executado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
Para os homens, são oferecidos ainda cursos de eletricista, encanador predial, manutenção de ar-condicionado, dentre outros.
govpi