• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

pronatec1432013A equipe do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), está em fase de produção das apostilas que serão utilizadas nos cursos ofertados por esta no âmbito Bolsa-Formação do Pronatec.

 

As apostilas dos cursos técnicos ofertados pela Seduc estão sendo produzidas pelos professores que ministram as disciplinas dos cursos Técnicos de Informática, Administração e Segurança do Trabalho e serão utilizadas no II Módulo pelos alunos do Programa.

 

De acordo com Lídia Maria de Carvalho, gestora estadual do Pronatec-PI no âmbito Bolsa-Formação, "temos que produzir a solução educacional que vai ser utilizada no processo do curso no âmbito da bolsa formação estudante. Para isso, estamos trabalhando com nossos próprios professores, que estão se reunindo por cada componente curricular, para que eles analisem a preexistente do I módulo e deem prosseguimento ao II módulo, fazendo as melhorias necessárias".

 

Ainda de acordo com Lídia, a preocupação para que não haja qualquer acusação de plágio no material utilizado, faz com que a equipe tenha um cuidado redobrado na hora de citar obras e fazer referências. "Sabendo todos eles que precisa haver cuidado com relação aos direitos autorais, eles precisam colocar referências e fontes que utilizarem. Não é um trabalho de plágio, mas um trabalho de construção que tem um eixo condutor para atender toda a matriz curricular pertinente ao curso que está sendo trabalhado", explica a gestora.

 

Segundo Tadeu Sousa, professor do curso de Administração, a apostila que está sendo elaborada no momento já conta com cinco disciplinas para o II módulo e já existem algumas que estão em fase de conclusão. "Temos a preocupação de fazer uma apostila que atenda a necessidade do aluno e também a expectativa do professor. Conversamos no último sábado com outros professores, pelo menos um de cada disciplina, e aproveitamos o encontro para planejar cada uma", disse Tadeu.

 

Para Cristiane Vieira, também professora de Administração, o diferencial dessa nova apostila é o fato de os elaboradores serem professores do módulo I, pois conhecem a realidade dos alunos e podem adequar melhor a linguagem e os conteúdos.

 

"Nossa preocupação durante o preparo das apostilas é deixar o material acessível ao aluno. Algumas das questões utilizadas são inéditas, elaboradas por nós, tendo em vista essa realidade do alunado", revela a professora.

 

As apostilas produzidas beneficiarão os 880 alunos, dos 3 cursos ofertados pela Seduc em 2012, nos municípios de Floriano, Oeiras, Parnaíba, Picos e Teresina.

 

Governodoestado