A Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) foi a ganhadora da 4ª Edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça. A avaliação final foi realizada em uma reunião nos dias 27 e 28 de fevereiro de 2013, em BrasÃlia. O Programa é uma iniciativa do Governo Federal, sob a Coordenação da Secretaria de PolÃticas para as Mulheres da Presidência da República-SPM/PR.
O objetivo do programa é a promoção da igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, no âmbito das organizações públicas e privadas, baseadas no desenvolvimento de novas concepções na gestão de pessoas e na cultura organizacional, para alcançar a equidade de gênero e raça no mundo do trabalho e a eliminação de todas as formas de discriminação no acesso, remuneração, ascensão e permanência no emprego.
A diretora de ensino e aprendizagem, Marta Freitas é quem coordena o Programa junto à Seduc. Ela destaca como foram desenvolvidos os trabalhos. "A Secretaria elaborou um Plano de Ação onde foram planejadas diversas atividades com objetivo de promover a equidade de gênero e raça, estas, foram pactuadas com a Coordenação do Prêmio", destaca.
Ainda de acordo com a coordenadora as empresas e organizações públicas e privadas desenvolvem o programa durante 12 meses e são avaliados por técnicos durante esse perÃodo. "Em novembro recebemos a visita de um representante da SPM/PR que fez uma avaliação da execução do nosso Planejamento para o monitoramento", conclui Marta.
Para a vice-coordenadora do Programa, no PiauÃ, Fátima Solano receber esse prêmio foi uma grande satisfação. "Estamos muito felizes. Esse é o reconhecimento do nosso trabalho voltado à valorização da mulher piauiense, que são maioria no contexto educacional e desempenham papeis de relevância para o êxito do nosso Estado", frisa Fátima.
Ações promovidas pela SEDUC
Foram realizadas formações contemplando as 21 Gerências Regionais de Ensino - Gre?s;
Atendimento a lei 10.639/2003- que dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira Africana na Educação Básica.
Premiação
Para receberem o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça é preciso chegar ao mÃnimo de 70% de execução das ações pactuadas e qualitativamente obter um desempenho satisfatório ou muito satisfatório.
O Selo será entregue pela Presidente da República, Dilma Rousseff, em BrasÃlia. A data da solenidade de premiação será marcada ainda neste mês de março.
O Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça conta com o apoio da Entidade das Nações Unidas para Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT - Escritório Brasil).
Ascom