A Secretaria Estadual da Educação e Cultura (Seduc) participará do lançamento do livro Educar para Libertar, no próximo dia 15. O evento acontecerá no auditório do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), localizado na Av. Miguel Rosa.
O projeto Educar para Libertar é uma ação do Fórum de Erradicação do Aliciamento e de Prevenção e Combate ao Trabalho Escravo, que vigora desde o ano de 2004, e está estruturado em 4 eixos: Prevenção, Repressão, Políticas Públicas e Ações Interestaduais. O trabalho que resultou na publicação ocorreu entre 2008 a 2010 em 26 municípios piauienses.
Através da supervisora de educação no campo, Miriã Medeiros, e da coordenadora de educação em direitos humanos, Fátima Solano, a Seduc participou ativamente da elaboração do Projeto. Como parte do eixo Prevenção, o Projeto prioriza a ação educativa junto a jovens em idade escolar e de comunidades afetadas pelo aliciamento ou prática de trabalho escravo.
"Através de oficinas pedagógicas com professores, líderes sindicais, agentes de pastorais, dentre outros segmentos, nós participamos do trabalho de sensibilização e conscientização da população de vários municípios", explicou a supervisora, enfatizando que antes do trabalho desenvolvido, as pessoas não tinham conhecimento do que era o trabalho escravo.
Ainda de acordo com Miriã Medeiros, o público escolhido como foco foi o de jovens e adultos residentes em municípios onde já houve pessoas escravizadas. "Que foram escravizados nesses locais ou que saíram deles para trabalhar em outras cidades ou até mesmo estados", completou.
Ascom