• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

A reunião com membros do Fórum Permanente de Apoio à Formação Docente do Estado do Piauí (Forprof-PI) foi realizada na tarde dessa quarta-feira, 20, na sala de reunião da Secretaria da Educação e Cultura do Estado, e teve o objetivo de deliberar sobre as diversas ações do Plano Nacional de Formação Docente (Parfor). O programa  oferece cursos de licenciatura a professores das redes estaduais e municipais.

 

O Parfor é resultante de uma ação organizada e financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), para atender os objetivos da Política Nacional de Formação dos Profissionais do Magistério da Educação Básica, que objetiva ministrar cursos superiores gratuitos e de qualidade a professores em exercício nas escolas públicas.

 

"Sabemos que a formação do professor está diretamente associada com a melhoria da qualidade do ensino básico no país. E o Parfor oferece a oportunidade para a qualificação dos professores. Ensinar melhor fará a diferença para os jovens do nosso Estado", ressaltou a gerente de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (Gefape) da Seduc, Ana Maria Almeida.

 

No Piauí, o Parfor é articulado pela Seduc em convênio com a UFPI, a Uespi e as Secretarias de Educação dos municípios. "Acreditamos na importância de uma boa formação dos professores na melhoria da Educação Básica. Por isso, a Seduc apoia e incentiva os professores que fazem cursos o Parfor", declara Ana Maria.

 

Professores em exercício na rede pública de educação básica podem realizar pré-inscrições para cursos de licenciatura presenciais, até o dia 18 de março. Para o Piauí estão sendo ofertados cerca de 5.835 mil vagas para cursos que terão início no segundo semestre de 2013, onde serão oferecidas pelo Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica - Parfor Presencial.

 

As pré-inscrições deverão ser validadas na Plataforma Freire pelas Secretarias de Educação Estadual ou Municipal à qual o professor estiver vinculado no período de 19 de março de 2013 a 15 de abril de 2013. A pré-inscrição e a validação não garantem a matrícula do professor. A realização da matrícula depende de aprovação em processo seletivo definido pela IES e do atendimento às regras do programa para a formação das turmas.

 

Participaram do evento, representantes da Secretaria da Educação (Seduc); Universidade Federal do Piauí (UFPI); Universidade Estadual do Piauí (Uespi); Universidade Aberta do Brasil (UAB); Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública (Sinte); União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), dentre outros.

 

govpi