• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

libras1922013O secretário estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Hélder Jacobina, participou, nessa segunda-feira, 18, da reunião de monitoramento, entre o governador Wilson Martins e o seu secretariado. Durante sua explanação, Hélder Jacobina apresentou as ações da Seid que serão realizadas neste primeiro semestre de 2013, com destaque para as Caravanas do Piauí Viver Sem Limite, a 2ª edição das Paralimpíadas Estaduais e a implantação de três Centrais de Interpretação da Libras (Língua Brasileira de Sinais).

 

As Centrais vão proporcionar o atendimento especializado e específico às pessoas com deficiência auditiva. Sobre a localização das Centrais de Interpretação da Libras, o secretário informou que Teresina sediará um desses centros, e que os outros dois serão definidos pelo governador Wilson Martins, de acordo com o percentual de pessoas com deficiência auditiva em cada região.

 

O secretário Hélder Jacobina afirma que a implantação dessas Centrais no Estado do Piauí será um marco para as políticas de inclusão das pessoas com deficiência. “Esses centros vão ajudar a melhorar a qualidade de vida e a comunicação entre os deficientes auditivos e contribuirão para que a sociedade e os órgãos públicos interajam melhor com essa parcela da população”, ressaltou.

 

Com o objetivo de conhecer tecnologias que possam ser implantadas no Estado do Piauí, o secretário informou que fará uma viagem a São Paulo na próxima semana, onde visitará um modelo destas Centrais de Interpretação de Libras e conhecerá um dos maiores centros de desenvolvimento de tecnologias assistivas do Brasil. “Queremos buscar tecnologias assistivas que possamos adaptar para a nossa realidade”, destacou.

 

A implantação das Centrais de Interpretação da Libras é uma ação da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, por meio da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e contará com a contrapartida do Governo do Estado do Piauí. No ano de 2013, serão implantadas 37 centrais em todo o Brasil.

 

 

Governodoestado