José Inácio Ribeiro da Silva Júnior, 18 anos, estudante do Centro Cultural de Línguas Padre Raimundo José (Ccl) embarca dia 08 de janeiro para os Estados Unidos, em viagem patrocinada pela Embaixada Americana, através do programa Jovens Embaixadores.
Júnior faz parte dos 37 estudantes brasileiros da rede pública de ensino que participarão de intercâmbio nos Estados Unidos. Os alunos foram escolhidos entre 16,5 mil candidatos, de todos os Estados brasileiros, que se inscreveram em seleção feita pela Embaixada. Criado há 11 anos, o projeto leva alunos com perfil de liderança e voluntariado para um intercâmbio de três semanas no país.
Para Júnior, após meses de preparação a sensação é a de dever cumprido. "Estou com muitas expectativas acerca dessa grande e inesquecível experiência que vivenciarei nos Estados Unidos", diz.
Júnior Ribeiro esteve na Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), onde foi recebido pelo secretário da Educação, Átila Lira, que garantiu uma ajuda de custo para o aluno. "A Embaixada arca com os custos de hospedagem e alimentação, mas outras necessidades básicas têm que ser supridas por nós mesmos. Por isso entrei em contato com a Seduc e o secretário Átila foi muito receptivo e garantiu que vou receber a ajuda antes da viagem", explica Júnior.
Na primeira semana de viagem os estudantes escolhidos vão visitar escolas e projetos sociais em Washington, DC. Depois, serão divididos em subgrupos para diferentes cidades americanas, onde ficarão hospedados em casas de famílias locais, vão frequentar aulas em colégios de ensino médio e participarão de atividades de voluntariado.
Seduc