O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi aplicado nesta terça-feira, 4, e quarta, 5, no sistema penal piauiense. O primeiro dia de prova teve 5h de duração, já no segundo dia os internos terão 5:30h para a resolução das questões. O exame está sendo realizado nas Penitenciárias Femininas de Teresina e Picos, Presídio Regional de Picos e na Penitenciária Regional de Floriano (Vereda Grande).
Cerca de 23.665 detentos participaram do exame em todo o país. No Piauí 47 internos estão realizando a prova, sendo 11 da Penitenciária Feminina de Teresina, 7 na Penitenciária Feminina de Picos, 17 da Penitenciária Regional José de Deus Barros em Picos e 12 da Penitenciária Regional Gonçalo de Castro Lima em Floriano (Vereda Grande).
Os internos estão sendo avaliados nas áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Redação e Matemática e suas Tecnologias.
As regras para a participação dos presos no exame foram as mesmas que se aplicam aos candidatos fora do sistema penal. O resultado será divulgado a partir do dia 28 de dezembro. Os aprovados além do certificado de conclusão do ensino médio, vão poder concorrer a vagas em universidades e programas governamentais.
Para Tatiana Alves, interna da Penitenciária Feminina de Teresina fazer o exame é uma chance única. “Participar do Enem significa mais que adquirir a conclusão do ensino médio. É uma oportunidade de mudança de vida. Esse exame é a chance de escrever uma nova história”, assegurou a detenta.
govpi