Os alunos das escolas agrícolas estaduais contam agora com novas técnicas de produção de hortaliças. Na última semana seus professores passaram por um curso realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, através do projeto Terra de Gigantes, que tem a Secretaria da Educação (Seduc) como parceira.
O curso teve como objetivo capacitar com técnicas inovadoras professores e estudantes das escolas agrícolas, além de técnicos oriundos das prefeituras e alguns produtores de referência. Participaram representantes de Pedro II, Campo Maior, Regeneração, Oeiras, São Pedro e Teresina.
Professores e alunos de escolas agrícolas fazem curso de produção de hortaliças(Foto: Ascom Seduc)Segundo o coordenador do Projeto, Marcos Jacob, essa é uma ação da parceria entre Embrapa, Banco do Nordeste e Seduc.
"O aproveitamento foi muito bom. Os participantes tiveram a oportunidade de ter uma aula realmente prática: montaram um sistema de irrigação e canteiros. Também visitaram hortas comunitárias em Teresina; momento em que discutiram os problemas apresentados, tais como o excesso de irrigação, altura de canteiros, preparo de solo, etc.", destacou Jacob.
Para 2013, já estão garantidos recursos oriundo de emenda parlamentar que possibilitará a ampliação do número de municípios atendidos pelo projeto. "Além de Teresina, União, José de Freitas e Campo Maior, teremos ainda Regeneração, São Pedro e Hugo Napoleão, com possibilidade de que esse número de municípios possa ser ampliado ainda mais", completa o coordenador.
Ainda para 2013 foram garantidos 60 kits de irrigação tipo Santeno para atender a ampliação da área de atuação do Projeto.
Ascom SEDUC