O deputado federal Jesus Rodrigues (PT) se reuniu na noite desta sexta-feira (30) na Universidade Estadual do Piauí-campus de Picos com os professores, alunos e funcionários da Uespi para discutir a situação precária do campus e procurar soluções para o problema.
A visita do deputado Jesus Rodrigues a instituição foi a convite do vice-prefeito eleito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT) , através do diretor do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Lukas Oliveira que procurou o padre e relatou para ele a situação precária da Uespi de Picos. Preocupado com a situação, o Padre Walmir convidou o deputado para dialogar com os discentes e docentes e mostra-lo a situação de abandono em que se encontra o campus.
Na oportunidade alunos, professores, coordenadores dos cursos e o diretor do DCE relataram para o parlamentar e as autoridades presentes, a real situação em que se encontra o campus e cobraram providências em vários setores, principalmente na reforma do prédio antigo ou a construção de um novo campus.
Além do deputado Jesus Rodrigues e do Padre Walmir Lima, participaram também do encontro o pró-reitor, professor Benedito Ribeiro da Graça Neto, o diretor do Campus, Boanerges Ribeiro e o vereador eleito Wellington Dantas (PT).
Segundo o deputado Jesus Rodrigues está destinando a sua emenda de bancada deste ano no valor de R$ 40 milhões para a Uespi, contudo a emenda não vem diretamente para o campus de Picos e caberá à comunidade acadêmica para qual campus será destinado o dinheiro. “A emenda foi uma ação minha, mas que precisamos ainda de todo o ano de 2013 fazer diversas atividades para que esse recurso se concretize para que ele venha para a Universidade Estadual do Piauí”, explica o deputado petista.
Rodrigues afirmou ainda que está à disposição dos alunos da Uespi para encontrar uma solução para o campus de Picos. “Estou me colocando à disposição do prefeito municipal e do governador para a gente discuta junto o problema da Uespi”, garante.
Ciente da situação real da Uespi de Picos, o Padre Walmir mostrou estar satisfeito com a reunião e afirmou que o município agora vai estar presente em todas as discussões, reflexões e lutas pela instituição. ”Avalio a reunião de forma positiva, porque já tomei conhecimento da situação real e agora vamos fazer parte dessa luta também”, afirma o padre.
Riachãonet