• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

O Ministério da Educação informou nesta sexta-feira, 26, que a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está confirmada para o fim de semana dos dias 3 e 4 de novembro. O ministério informou também que pediu para a Polícia Federal investigar mensagens postadas nas redes sociais Twitter e Facebook sobre um suposto cancelamento da prova.

 

O MEC disse que enviou ao superintendente da PF, Leandro Daiello Coimbra, um relatório sobre o aumento anormal do tráfego em seu portal nesta quinta-feira, 25, dia em que circularam nas redes sociais mensagens com links sobre o cancelamento do Enem em 2009 dando a entender que se referiam a 2012. O ministério sisse também que enviou para a PF o conteúdo postado nas redes sociais a respeito do Enem. Procurada pela reportagem, a PF não confirma ter recebido o material do MEC nem que será aberta uma investigação.

 

No rastreamento, segundo o MEC, foi constatado que muitos internautas estavam acessando reportagens publicadas em 2009 pelo portal Terra e pelo jornal "O Globo" sobre o cancelamento do exame naquele ano (em 2009, o Enem foi cancelado após vazamento de provas e precisou ser feita uma nova edição).

 

O ministro da Educação na época era Fernando Haddad (PT), que disputa neste domingo, 28, o segundo turno para a prefeitura de São Paulo com José Serra (PSDB).

 

Início do boato

Segundo o relatório do MEC, o boato teve início a partir de um post do usuário Eden Wiedemann no Twitter com a frase "Vai HADDAD!!! MEC confirma cancelamento das provas do Enem", e dando link para uma reportagem de 2009 do Terra. De acordo com o ministério, Wiedemann é assessor de mídias sociais da campanha de Serra em São Paulo.

 

A reportagem entrou em contato com a assessoria do candidato e não obteve resposta. Em reportagem publicada no site do jornal "O Globo", Wiedermann confirmou ser ligado à campanha de Serra e o conteúdo do post. Mas afirmou que seu post era apenas uma crítica. "Você vai achar na segunda-feira um twitter com esse hoax (mensagem falsa). Eu não fiz hoax. Fiz uma crítica pelo twitter. E eu informo no post em seguida que é de 2009", disse.

 

O jornal "O Globo" publicou em seu site uma nota esclarecendo que o link que circulava nas redes sociais era para uma reportagem de 2009. Diz a nota: "O Globo esclarece que o Enem 2012 não foi cancelado e que está tomando providências junto aos administradores da rede social para que a reportagem de 2009 saia das citadas listas do Facebook em nosso site".

 

O MEC divulgou em seu portal uma nota esclarecendo que o Enem 2012 está confirmado e será realizado nos dias 3 e 4 de novembro. Muitos estudantes já receberam o cartão de confirmação com o local onde vão fazer a prova.

 

G1