A Secretaria de Educação em parceria com o PNUD realiza nesta terça, 23, uma oficina de formação com o tema Gerenciamento de Rotinas para gestores e técnicos da Unidade Gerencial de Ensino Médio da Seduc. Os profissionais são alvo de um projeto piloto em que o gerenciamento de rotina é uma das 26 metas do Projeto Travessia - um projeto de cooperação técnica entre a Seduc, o MEC e o PNUD.
As 26 metas do PNUD estão organizadas em três áreas temáticas: Educação Transversal (que inclui 7 metas); Práticas Educacionais de Ensino (10 metas) e Infraestrutura ( 9 metas). "A finalidade básica desse projeto é promover a melhoria da educação básica no Piauí, desde o ensino infantil até o ensino fundamental", explica Gilson Alves Moraes, membro da Coord. Gerencial do Projeto Travessia e coordenador de Meta da Gerência de Rotina.
Na ocasião foram apresentadas as bases para o gerenciamento de rotinas, que é trabalhada a partir da metodologia de trabalho dos 5S, e que tem como pressupostos para um bom ambiente de trabalho: (SEIRI) Utilização, (SEITON) Arrumação (ordenação), (SEISO) Limpeza, (SIKETSU) Padronização e (SHITSUKE) Disciplina.
Segundo o coordenador, esse trabalho que está sendo desenvolvido na Gerência do Ensino Médio é uma experiência piloto que será implantada em toda a rede da Secretaria Estadual de Educação. "A partir dessa experiência, estenderemos a toda Seduc visando qualificar a gestão e implantar um novo padrão de qualidade de excelência na SEDUC", explica Gilson Alves.
A formação do pessoal da Unidade Gerencial do Ensino Médio é a segunda etapa de uma série de atividades que serão acompanhadas pela consultoria do PNUD. Após essa etapa segue as seguintes ações: Coleta de Dados e Informações dos Processos Existentes na Unidade Gerencial; Plano de Elaboração e Implantação do Plano de Intervenção na realidade da unidade e posterior avaliação do processo.
A próxima capacitação que será coordenada pelo consultor do PNUD , Antonio Carlos Xavier, se relizará nos dias 21, 22 23 de novembro.
Seduc