• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

A Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, da Fiocruz, o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Piauí e a Secretaria de Estado da Saúde, tornam público edital para seleção de participação em curso de Especialização em Gestão do Trabalho e Educação na Saúde. No total, serão oferecidas 30 vagas para profissionais de saúde com atuação na área de recursos humanos das secretarias de saúde (estadual e municipal) do Piauí. As inscrições podem ser feitas a partir do dia 15 de outubro e seguem até 15 de novembro, no Núcleo de Estudos de Saúde Pública (NESP/UFPI), no horário de 8h às 17h.

 

Com aulas previstas para começarem em 17 de dezembro, o curso terá duração de oito meses, totalizando uma carga horária de 400h/a, sendo cinco meses de desenvolvimento do curso e três meses para elaboração da monografia . Realizado em parceria com o Ministério da Saúde, o curso visa qualificar as áreas de gestão do trabalho e da educação em saúde nas secretarias municipais e estaduais de Saúde, considerando que a descentralização é o caminho de maior cobertura na potencialização das áreas de recursos humanos.

 

O objetivo é formar especialistas para a área de gestão do trabalho e da educação em saúde, apoiar e orientar o desenvolvimento de habilidades, gerando competências para as ações e atividades do Sistema Único de Saúde- SUS.

 

Para a realização das inscrições é necessário a ficha de inscrição, copia do RG e CPF, Currículum Vitae atualizado, diploma de graduação, carta de intenção na qual o candidato manifesta seu interesse em participar do curso, além da comprovação do vínculo empregatício, já que o curso só é autorizado para funcionários efetivos.

 

O processo de seleção será feito pela análise documental e o resultado será divulgado no dia 27 de novembro de 2012 conforme edital.

 

O curso é uma diretriz política do Ministério da Saúde, que através do Programa de Qualificação e Estruturação de Gestão do Trabalho e da Educação (Progesus) no SUS, visa qualificar as áreas de gestão de trabalho e educação em saúde nas secretarias municipais e estaduais de saúde em âmbito nacional. Nesse sentido, a descentralização é o caminho de maior cobertura e potencialização das áreas  de recursos humanos . As instâncias Conass e Conasems foram pactuantes desse processo que se estrutura com adesão dos estados ao edital do Ministério da Saúde Nº 09 , publicado em DOU N° 46/seção 3/em 10/03/2010.

 

Confira o Edital.

 

 

governodoestado