O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), em parceria com o MEC e a Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), realizou no Centro de Referência em Formação dos Profissionais da Educação - Instituto de Educação Antonino Freire, nesta terça-feira, 03, um encontro de formação e capacitação de multiplicadores.
O encontro pretende qualificar técnicos da Seduc e gestores escolares no processo de implantação dos Referenciais Curriculares da Educação Básica e no acompanhamento das práticas pedagógicas na rede de ensino.
De acordo com a coordenadora do projeto Travessia (Pnud) na Seduc, Ivanilde Oliveira Castro, essa é uma oportunidade de qualificação visando melhorar a qualidade do ensino público. "A formação, que tem como tema: Práticas Pedagógicas e Avaliação, é distribuída em três módulos: currículo, monitoramento e avaliação", explica.
Ao abordar o tema "Currículo: eixo estruturante das práticas pedagógicas", a consultora do Pnud, Sinara Sant`Anna Celistre, faz uma releitura de como o currículo está sendo trabalhado nas escolas e como isso pode ser melhorado. Ela explica sobre a importância de toda estrutura escolar trabalhar de forma afinada os conteúdos curriculares.
Os participantes do encontro destacaram, entre os principais temas que geram polêmica e comprometem a qualidade da educação: a falta de interdisciplinaridade, a dificuldade em equacionar temas como aprovação-reprovação, confrontando com aprendizagem e ineficácia do ensino de inglês.
Seduc