A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Gradução (PROP) da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) realizou, no dia 6 de setembro, uma reunião com docentes da área de Ciencias Biológicas dos campi Parnaíba e Campo Maior para definir um planejamento e construção de propostas para um mestrado na área de Biodiversidade em Parnaíba.
“O planejamento é como o cerne, a espinha dorsal da proposta de mestrado. O objetivo é que os professores se organizem a fim de elaborar uma proposta de mestrado na àrea de Biodiversidade, que será submetida à avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) ano que vem”, explicou o pró- reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Geraldo Eduardo da Luz Junior.
De acordo com o pró-reitor a ação é parte de um trabalho que visa apresentar o maior número de propostas de pós-graduação em diversas áreas de forma descentralizada, abrangendo assim os campi no interior do Estado. Os 17 professores de Parnaíba e Campo Maior já envolvidos com o planejamento para o Mestrado em Biodiversidade irão contar com a contribuição de professores da Universidade Federal do Piauí e Pesquisadores da Embrapa.
Além de Biologia, o Mestrado em Biodiversidade irá abranger alunos de áreas como Química e Engenharia de Pesca entre outras. "A partir da elaboração da proposta, os professores envolvidos irão direcionar ações em prol da concretização do planejamento. O primeiro passo será a especialização, que irá fortalecer o planejamento do Mestrado já que acrescenta experiência na organização de pesquisas, em seguida, a formação de uma massa crítica de alunos interessados na área”, finaliza Geraldo Eduardo da Luz.
Governo do Estado