• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

Universidade Estadual do Piauí (UESPI) será palco de um dos maiores eventos interdisciplinares do Estado do Piauí. Trata-se do I Simpósio Nacional de Crítica Genética e Arquivologia, que irá reunir pesquisadores de todo o País das áreas de Literatura, Biblioteconomia, História, Direito e Arqueologia, entre outros. O evento irá acontecer entre os dias 13 e 15 de agosto de 2012.

 

A Crítica Genética objetiva o estudo da  gênese da criação de um artista, através da análise de  documentos arquivados pelo autor no processo da escritura como: cartas, manuscritos, anotações à margem de livros, jornais e depoimentos. No Brasil, o principal nome da área é o Prof. Dr. da Universidade de São Paulo (USP), Philippe Willemar, considerado o pai da Crítica Genética. Ele é um dos palestrantes do Simpósio e irá proferir a palestra de encerramento com o tema “Os processos de criação na escritura e na arte”, que é título de seu último livro.

 

Além  do Prof. Phillippe Willemar, o Simpósio contará com a presença da Profª. Dra. Márcia Ivana Lima e Silva, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Especialista em Érico Veríssimo, que fará  a Conferência de abertura. Outros nomes de destaque são os professores Dr. José Cirillo, Especialista em Comunicação e Semiótica, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), que irá ministrar a terceira conferência denominada “Os processos de criação e as redes semióticas”, e a Dra. Cláudia Amigo Pino, Professora da Universidade de São Paulo, Especialista em Língua e Literatura Francesa.

 

“O evento tem sua relevância porque oportunizará aos professores, alunos da graduação e pós-graduação, pesquisadores, escritores e público em geral, discutir sobre a memória cultural e documental nos seus vários aspectos: divulgação, preservação, catalogação e análise de documentos”, afirma a Professora Dra. Márcia Edlene Mauriz Lima, Coordenadora do evento e do Curso de letras Português.

 

O Curso de História, que também é contemplado pelo I Simpósio Nacional de Crítica Genética e Arquivologia,  contará com a Conferência e Oficina da historiadora Sonia Troitiño, Professora  do Departamento de Ciências da Informação da UNESP-Marília, Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo, que desenvolve pesquisas em Historiografia e Documentação. “Esse encontro coloca em discussão questões  atuais em voga  no Brasil e é importante para a área de história  porque discute conceitos importantes do ofício do historiador, como as fontes e os arquivos, entendidos à luz da História  como memória”, explica a Profª. Dra. Ana Cristina Meneses, que faz parte da Comissão organizadora do evento.

 

O Curso de Biblioteconomia da UESPI, pioneiro no Estado, também terá seus representantes. O principal nome e o mais esperado é o da Profª. Antonia Motta de Castro Memória Ribeiro, autora do livro “Catalogação de Recursos Bibliográficos: AACRD em MARC21?, que será autografado na abertura do Simpósio e ministrará a oficina de Catalogação: do AACR2 x RDA.

 

O  evento é organizado pelo Núcleo de Estudos em Memória e Acervo- NEMA, do Departamento de Letras Portugues da UESPI, Coordenado pela Profª. Dra. Márcia Edlene Mauriz Lima  e tem como pesquisadores Francisco Hudson Pereira da Silva, Lanna Caroline Silva de Almeida, Lia Raquel Rodrigues de Sousa, Maria das Dores da Cunha Ferreira, Simone Sampaio Ribeiro, Eliane Pereira, estudantes da Universidade Estadual do Piauí dos cursos Letras Português, Letras Espanhol e Biblioteconomia, e as professoras Dra. Ana Cristina Meneses, Dra.Raimunda Celestina Mendes da Silva e a doutoranda Margareth Torres de Alencar.

 

Para maiores informações:

 

Fone: (86)3213-7887 (ramal 341)

E-mail para informações gerais: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Site: www.simposiocga.com.br/

 

Uespi