O MEC (Ministério da Educação) irá apresentar, nesta segunda-feira, 30, o manual de redação do Enem 2012. O documento será divulgado nesta tarde pelo ministro Aloizio Mercadante e pelo presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais), Luiz Cláudio Costa e estará disponível no site oficial do exame.
Neste ano, o MEC (Ministério da Educação) alterou a forma de correção da prova. A discrepância máxima entre as notas dadas pelos dois corretores cairá dos atuais 300 pontos para 200. Quando esse limite for ultrapassado, um terceiro corretor analisará a redação.
As inscrições do Enem bateram recorde neste ano. Foram mais de 6,4 milhões de pré-inscritos e 5.790.989 estão com inscrição confirmada para participar do exame.
Investimento
O Inep anunciou na quinta-feira, 26, que vai investir R$ 2 milhões em editais para promover estudos e discussões sobre correção de textos e que desde o início deste mês, o Inep está treinando 4.300 corretores de redação em todo o Brasil.
Seleção
As provas serão realizadas nos dias 3 e 4 de novembro. No primeiro dia, sábado, serão realizadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização do aplicador.
No segundo dia, domingo, serão realizadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização do aplicador.
R7