A Universidade Federal do Piauí (UFPI) suspendeu a matrícula dos alunos ingressantes do segundo semestre deste ano, que deveriam começar na próxima segunda-feira, 23. Segundo a Pró-reitoria de Ensino e Graduação da UFPI, a decisão foi motivada por conta da greve dos professores que completa 64 dias hoje.
O início do segundo semestre letivo previsto para o dia 8 de agosto, também está comprometido. Cerca de 25 mil alunos da universidade estão sem aula há três meses e o primeiro período que deveria ter terminado no dia 9 de julho, só teve metade dos cem dias letivos do calendário da instituição cumprido.
Uma nova reunião está prevista o dia 23 de julho, entre o Comando Nacional de Greve e Governo Federal. Em todo o país são 55 universidades federais paralisadas.
A categoria dos docentes pleiteia carreira única com incorporação das gratificações em 13 níveis remuneratórios, variação de 5% entre níveis a partir do piso para regime de 20 horas correspondente ao salário mínimo do Dieese (atualmente calculado em R$ 2.329,35), e percentuais de acréscimo relativos à titulação e ao regime de trabalho
portaldaclube