Para que a greve dos professores federais tenha mais força, os grevistas sempre estão fazendo manifestações em praça pública para chamar a atenção da sociedade. Em Floriano-PI Já foi realizado um aulão na semana passada e nesta semana aconteceu o cinema da greve na praça, que é um filme educativo, e mostra sobre greve de professores numa produção espanhol. Já na próxima quarta-feira, 11, vai haver uma caminhada, segundo informou o professor do Instituto Federal do Piauí (IFPI) Marcone Santana.
O objetivo maior desses movimentos disse, “é para mobilizar e conscientizar o alunado e a sociedade como um todo, sobre os motivos que levaram a gente a entrar em greve e mostrar também as nossas condições de trabalho e as reivindicações”.
De acordo ainda com o educador, as reuniões que estavam pautadas para o mês de junho, foram todas adiadas pelo Governo e no dia 18 de julho (quarta-feira), vai haver uma marcha em Brasília, com alguns representantes do comando local unificado do CAFS, IFPI e UFPI com o objetivo de pressionar o governo. A categoria já está há mais de 40 dias com as atividades paralisadas, as negociações estão sendo feitas desde 2009 sobre a reestruturação da carreira e os profissionais não obtiveram nenhum resultado e por isso, estão sendo intensificadas as mobilizações.
O professor ressalta que todas as aulas vão ser repostas e o período letivo não está totalmente perdido, pois o segundo semestre ainda não iniciou, frisa o profissional em educação.
Da redação