• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

livrodidaticoDocentes, coordenadores pedagógicos e diretores podem escolher até 1º de julho os livros didáticos que serão utilizados nos anos iniciais do ensino fundamental a partir de 2013.

 

Serão selecionadas obras destinadas a todas as matérias do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Entre elas, as coleções de letramento e alfabetização e alfabetização matemática (1º ao 3º ano), as coleções de história, ciências e geografia (2º ao 5º ano) e também de matemática e português (4º e 5º anos), além de livros de história regional e geografia regional (4º ou 5º ano).

 

Para ajudar na escolha, está disponível no portal do FNDE o Guia de Livros Didáticos 2013, que contém resumos e informações de cada uma das obras selecionadas para o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Ao estudar o guia, os professores podem conhecer melhor os livros que vão selecionar para seus alunos.

 

No portal do FNDE, também é possível acessar uma série de orientações para a escolha do livro didático, como as normas de conduta, os compromissos da escola e o passo-a-passo para a escolha.

 

Procedimento – Após entrar no Sistema de Material Didático do FNDE (Simad) e inserir os dados do responsável, as escolas devem escolher duas opções de obras para cada componente curricular. Na negociação com as editoras, caso não se concretize a compra da primeira opção, a escola receberá os livros da segunda opção.

Se a escola não quer receber obras de alguma disciplina, basta manter a indicação inicial do sistema: “Não desejo livros para este componente”. Após conferir as coleções desejadas, é só clicar na opção “gravar” na parte inferior direita da tela, e a escolha estará completa. As escolas ainda podem alterar sua seleção até o fim do prazo de vigência do processo. Ficará valendo a última escolha gravada.

 

Os livros didáticos distribuídos pelo FNDE são preparados para ser utilizados por três anos consecutivos, beneficiando mais de um aluno. A exceção são os livros consumíveis, de alfabetização matemática e letramento e alfabetização.

 

Mais informações: www.fnde.gov.br

 

Fonte: Fnde