• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

sejusComeçou nesta segunda-feira, 18, o II Seminário Estadual de Ensino em Prisões. O evento é fruto de uma parceria entre a Secretaria da Justiça (Sejus) e a Secretaria Estadual da Educação, e acontece até o dia 20 deste mês no Centro Irmã de Guadalupe, zona Norte de Teresina.

 

O seminário teve sua primeira edição em 2011, onde foi realizado um diagnóstico de todo o sistema prisional para uma melhoria da educação nos presídios. Neste ano, o evento objetiva a exposição de diagnósticos e viabilidades para a conclusão do plano estadual de educação em presídios, e reuni os professores estaduais que atuam no sistema prisional, além de agentes penitenciários, assistentes sociais e os gerentes de presídios.

 

De acordo com Rosângela Queiroz, diretora de Humanização e Reintegração Social da Sejus, o II Seminário Estadual de Ensino em prisões irá definir as matrizes e eixos para a educação nas penitenciárias do Estado, “O seminário deste ano tem como foco a definição das matrizes e eixos para a educação realizada no sistema penitenciário piauiense, que será enviada até o início de agosto para Brasília”, ressaltou Rosângela. A educação dentro do sistema prisional piauiense acontece desde 2003, e seguia as diretrizes nacionais da educação de jovens e adultos.

 

Segundo Geracina Melo, gerente da Penitenciária Feminina de Teresina, a educação é uma ferramenta quase sempre eficaz na ressocialização dos internos, “A educação dentro das unidades penais se torna cada vez mais uma ferramenta quase sempre eficaz na ressocialização dos presos, além de ser um guia para todas as ações que realizamos nas penitenciárias”.

 

Para Alzira Luzia Reis, professora do Projeto Educando para a Liberdade da Penitenciária Regional José de Deus Barros, Picos, disse que o seminário possibilita uma troca de experiência entre os educadores do sistema prisional, “Essa atividade é de suma importância, pois nos dar a possibilidade de trocarmos experiências, além de ser um suporte de ferramentas que auxiliam o trabalho que realizamos nas penitenciárias”.


governodoestado