• roma.png
  • vamol.jpg

certificados-seducdetranAconteceu na manhã dessa quarta-feira, 13, a entrega dos certificados do curso teórico-prático do processo de habilitação de condutores, na Unidade Escolar José Amável. O projeto é fruto de uma parceria entre a Secretaria da Educação e Cultura (Seduc) e o Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran). As matérias lecionadas durante o curso possibilitam que o aluno do ensino médio possa iniciar o processo de obtenção da carteira de motorista sem ter que frequentar as aulas em um Centro de Formação de Condutores (CFC).

 

Empolgada, a estudante Daiane Sousa diz que o curso foi uma grande oportunidade para ela. “As aulas teóricas que assisti na escola vão me ajudar muito a ter a minha habilitação antes do que imaginava, pois o custo em uma autoescola é muito alto. Este curso caiu do céu”, completa.

 

A possibilidade dos alunos assistirem às disciplinas de trânsito na própria escola está garantida na resolução 265 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). Para isso, a escola tem que ser credenciada junto ao Detran-PI, que implementa o curso em parceria com a Seduc. Além disso, deve haver o cumprimento de uma carga horária mínima de 90 horas aulas presenciais, que podem ser distribuídas nos três últimos anos ou nos dois últimos. No evento, a Supervisora de Educação para o Trânsito da Seduc, Margarida Neta, declarou que “no momento apenas a U. E. José Amável fez a implantação da resolução 265, mas hoje, no Estado do Piauí, existem 108 professores capacitados em educação para o trânsito.

 

Segundo o diretor do José Amável, Luis Vieira, as aulas ministradas são as mesmas ofertadas nas autoescolas. “São aulas de legislação de trânsito, direção defensiva, primeiros socorros, proteção ao meio ambiente e noções de funcionamento do veículo. Ao final da atividade extracurricular a escola expede a relação dos alunos que obtiveram frequência igual ou superior a 75%, conforme exige a resolução, e o certificado, que deve ser autenticado pelo Detran”, reforça.

 

Com o certificado em mãos, os alunos que tiverem interesse em obter a permissão para dirigir devem se dirigir a um posto do órgão para dar início ao processo formal de obtenção da habilitação, desde que preencham todos os requisitos exigidos no artigo 140 do Código de Trânsito Brasileiro.

 

Pioneirismo

O Piauí é um dos poucos estados brasileiros que implementou a resolução 265. Numa primeira etapa da implantação do projeto, a Escola Piauiense de Trânsito (EPT) formou 106 professores da rede pública em todo o Estado, com o curso de instrutor de Trânsito e em seguida fez a complementação para examinador de trânsito, com os mesmos professores.


Seduc