• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

marioangeloDepois de mais de 26 dias em greve, os professores das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) devem se reunir no final da tarde desta terça-feira, 12, com representantes do governo federal às 17:00h.



A reunião foi convocada pelo Ministério do Planejamento e participarão representantes da diretoria e do Comando Nacional de Greve do ANDES-SN e de outras entidades do setor da educação.



Os professores federais realizam uma greve histórica, que teve início com a adesão de 33 instituições federais de ensino superior (Ifes). Atualmente, são 51 Ifes com as atividades suspensas.



Para o presidente da Adufpi, Mário Ângelo, “a pauta de reivindicações da categoria está centrada em dois pontos principais: a reestruturação da carreira docente, considerada pouco atraente e funcional há décadas, e a melhoria nas condições de trabalho. Esperamos que o governo apresente propostas concretas sobre as quais possamos discutir e buscar uma solução o mais rapidamente possível para a greve”.



Em assembléia geral realizada na segunda-feira, 11, os docentes aprovaram uma pauta local de reivindicações que foi entregue a uma comissão de negociação designada pelo reitor da UFPI Luiz júnior composta pelas pró-reitorias e diretora de recursos humanos da Universidade Federal.



Estiveram presentes na reunião que formalizou junto à administração superior a pauta local de reivindicações dos docentes as pró-reitoras Regina Ferraz e Maria da Gloria, o pró-reitor Saulo Brandão e a diretora do DRH, Ana Cristina, além de diretores da Adufpi e membros do comando local de greve da UFPI.



Segundo Mário Ângelo, “a expectativa é que haja diálogo e negociação efetiva entre a administração superior da UFPI e o comando local de greve, visando a atender a nossa pauta de reivindicações, discutida em todos os campi e que expressa o anseio coletivo dos professores da UFPI".



Os professores da Universidade Federal do Piauí (ensino superior e EBTT) reivindicam em sua pauta local desde a suspensão imediata do Calendário Acadêmico da UFPI, o limite do número de alunos por turma, até providências urgentes e efetivas, no sentido de se assegurar a expansão qualificada da UFPI, com garantia de recursos humanos e infraestrutura. Uma reunião para tratar do assunto será agendada na próxima semana.




Ascom