O vereador Antonio Reis (PSDC) lamenta não ter sido operacionalizada a indicação Nº 68/2009, de sua autoria, que trata de Criar no âmbito do Município de Floriano o Plano Municipal de Erradicação do Analfabetismo, com objetivos que seguem: Alfabetizar todos com mais de 15 anos e todas as crianças ao completarem seis anos, no período compreendido entre Julho de 2009 à dezembro de 2013.
Justificativas: Existe desenvolvimento econômico e social sem educação? Até hoje, não se sabe de nenhum País, Estado ou Cidade que tenha evoluído substancialmente sem investir com ímpeto na educação. Em nosso país existem aproximadamente 16 milhões de pessoas incapazes de ler e escrever pelo menos um bilhete simples.
Considerando-se o conceito de 'analfabeto funcional', que inclui as pessoas com menos de quatro séries de estudo concluídas, o número salta para 33 milhões.
O Norte e Nordeste brasileiro contêm a maior taxa de analfabetismo, abarcando aproximadamente 50% do total de analfabetos do país. Portanto, estamos inseridos na região do Brasil e no estado que apresenta o maior índice de analfabetismo, Floriano beira os 20%.
Do exposto, acreditava o Vereador, que o Governo do Município de Floriano iria liderar um movimento junto aos Governos Federal e Estadual, educadores, família, beneficiários, igrejas, clubes de serviços, sindicatos, associações, em fim, toda sociedade civil organizada. O resultado com certeza seria a construção de uma Floriano social e economicamente mais desenvolvida, mais democrática e mais plural, diz o parlamentar.
Assessoria parlamentar