• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

A nota de corte para aqueles que farão o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2012 para conseguir o diploma de conclusão do ensino médio passou de 400 para 450 em cada área do conhecimento. Esta e outras mudanças foram anunciadas nesta quinta-feira, 23, pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Já na redação, a nota mínima para quem quer o diploma permanece de 500 pontos.

 

As inscrições para o exame 2012 começam na próxima segunda-feira, 28, às 10:00h, e vão até as 23:59h do dia 15 de junho, no horário de Brasília. A prova está marcada para os dias 3 e 4 de novembro.

 

A expecativa do MEC (Ministério da Educação) é que este ano aumente o número de inscritos no exame. Ano passado, foram 5,4 milhões.

 

Redação

Mercadante anunciou também mudanças nos critérios para a correção da redação. A partir deste ano, a diferença máxima de pontos entre as notas dadas pelos dois corretores cairá dos atuais 300 pontos para 200.

 

— Teremos uma banca certificadora final. É um sistema mais complexo, mas muito mais seguro. Vamos distribuir para todos os alunos um guia para redação, com exemplos de boas práticas. Esse guia será bem preciso, bem definido.

 

Como instância final de avaliação, a redação será corrigida por uma banca composta por três membros.

 

A mesma regra vale para uma diferença superior a 80 pontos em uma ou mais das seguintes competências que serão avaliadas: Domínio da norma padrão da língua portuguesa; compreensão da proposta de redação proposta; seleção e organização das informações; demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto e elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os valores e considerando as diversidades socioculturais.

 

O presidente do Inep, órgão responsável pela prova, Luiz Claudio Costa, afirmou que as mudanças na correção do Enem foram feitas com base em uma “questão pedagógica, e não numérica-interpretativa”.

 

— Estamos falando em sermos justos. Reitero que estamos tendo treinamento intensivo com os corretores.

 

Mercadante lembrou ainda que o MEC assinou um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) no ano passado em que se comprometeu a dar acesso aos estudantes a prova.

 

— Vamos definir a operacionalização desse acesso porque o candidato tem que ter segurança nesse procedimento.

 

Segurança

Ao lembrar da edição 2011 do Enem, quando alunos de um colégio em Fortaleza (CE) tiveram acesso a questões que vazaram do pré-teste, o ministro afirmou que a metodologia deste ano mudou. Mercadante não esclareceu, no entanto, que alterações foram feitas.

 

— Nós mudamos nossa metodologia para ter mais seguranca no pré-teste. Esse risco não estará presente no próximo exame. Nós estamos fazendo com todo sigilo e rigor. O banco de itens é uma questão de sigilo, é um cofre. Teremos uma metodologia bastante segura para não ter o mesmo problema do ano passado.

 

O número de corretores da prova este ano vai aumentar de 3.000 para 4.200. Segundo Mercadante, para isto, houve um aumento no custo do exame, "mas ele é muito menor do que o risco de um erro".


R7