• roma.png
  • vamol.jpg

A cidade de Floriano teve mais uma rodada de debates do Fórum “Floriano, uma cidade e seu povo”. A mais recente edição do encontro, que é promovido pelo Diretório Regional do PSDB na cidade, aconteceu na noite da última quinta-feira, dia 10 de abril, no auditório da Associação Comercial de Floriano.
 

No primeiro seminário, ocorrido em 24 de abril, o foco abordado foi “Geração de emprego e renda” e a explanação sobre o tema foi eneasemina52012afeita pelo ex-secretário de Desenvolvimento Econômico de Teresina, o economista Olavo Braz. Assim como o primeiro, o encontro da segunda etapa foi coordenado pelo presidente do diretório municipal do PSDB de Floriano, Enéas Maia.
 


Dessa vez, o tema abordado foi Educação, e o convidado do Seminário para compartilhar suas experiências foi o professor, sociólogo e ex-secretário municipal de educação de Teresina, Washington Bonfim. Na pauta de discussão, estavam temas como Educação colaborada, autonomia da escola pública, garantia do padrão de qualidade, qualificação de professores, gestão democrática nas escolas, educação para portadores de necessidades especiais e a realidade da educação segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.
 
 
 

O evento foi aberto à população e manteve um clima de debate. O público, formado por aproximadamente cem pessoas, compareceu e colaborou com perguntas e sugestões. Em pouco mais de duas horas de conversa com a população, o professor Washington Bonfim explanou também sobre a necessidade de investimento e de compromisso dos gestores com a educação pública.
 


eneassemina52012“A vontade política do prefeito ajuda muito. Teresina viveu isso em dois momentos, com Firmino e com Sílvio Mendes. Foram mais de dez anos com a política focada no atendimento à criança. Além disso, o processo de formação continuada dos professores foi priorizado. Tudo o que era possível nesse momento foi feito para melhorar as condições de trabalho do professor”, destaca Washington Bonfim, lembrando do período em que esteve à frente da secretaria de educação de Teresina.
 


Enéas Maia, presidente do diretório municipal do PSDB de Floriano, defendeu que o poder executivo deveria ser mais ativo quando o assunto é educação. “Concordo com o professor Washington quando ele fala que o compromisso do gestor é essencial. Existem creches em Floriano que há quase dois anos deveriam estar abertas, atendendo à população, e não foram inauguradas. Isso me dói, porque sei que sei que não se trata de falta de recursos, mas de má vontade”, criticou Enéas.
 

Sobre o incentivo às produções culturais

Dentro da discussão, foi aberto ainda um espaço para o debate sobre as ações públicas voltadas para a cultura em Floriano. Como expositor da questão, foi convidado o professor Reinaldo Guimarães. “O problema que enfrentamos aqui é uma falta de identificação do gestor com a cultura. O papel da prefeitura é ínfimo. De todos os eventos que ganham maior visibilidade, como a Paixão de Cristo e o Carnaval de nossa cidade, nenhum precisa do poder público como fio condutor, mas apenas como um apoio”, destacou ele.
 


Enéas Maia defendeu a autonomia dos órgãos que cuidam de cada área social de Floriano. “A tendência mais provável ao sucesso é a de descentralizar as responsabilidades para não sobrecarregar alguns órgãos. Em Floriano, o que acontece é que a Secretaria de Finanças é que acaba ficando com o papel de decidir em diversas questões por um problema de falta de autonomia das outras secretarias, como, no caso, a de Cultura”, explicou ele.
 


Nesta edição, assim como na primeira, foi reservado um momento para a participação do humorista Dirceu Andrade, com um show de piadas.
 
 
Assessoria