• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

O Piauí ganhará ainda em 2012 um Centro de Tecnologia de Mineração em Teresina. A Universidade Estadual do Piauí - Uespi - irá abrigar o centro, o primeiro do Nordeste, no campus Torquato Neto, no Pirajá, zona Norte da capital. A novidade vai abrir vagas para diversas áreas e ainda dará base para a criação futura de um curso de Geologia na instituição.

 

Um convênio foi assinado na manhã desta quinta-feira, 10, entre o reitor da Uespi, Carlos Alberto Pereira, e o secretário interino de Mineração do Estado, Adonis Oliveira. O Estado terá recursos da Financiadora de Estudos e Projetos para tocar as obras. O Cetem - Centro de Tecnologia Mineral - deve equipar o local. Serão investidos R$ 1,5 milhão nos equipamentos e laboratórios.

 

O centro servirá para o desenvolvimento de pesquisas em torno de recursos minerais, algumas já em andamento nos municípios de Paulistana e São Raimundo Nonato. Segundo o reitor, além de vagas que devem ser abertas pelo Governo Federal, o local vai possibilitar estágios para academicos de várias graduações, desde Direito e Administração a Engenharia, com possibilidade de abertura de mestrados e doutorados.

 

Ainda de acordo com o reitor, só existem três centros de mineração seguindo este modelo no Brasil e o da Uespi será o primeiro do Nordeste.


Cidade verde