• roma.png
  • vamol.jpg
semiaridoCerca de 40 professores dos territórios de desenvolvimento dos vales do Guaribas, Canindé e Sambito que participam da especialização em Educação Contextualizada no Semiárido, embarcam  da cidade de Picos para Petrolina, e depois seguem para Juazeiro a fim de realizarem curso sobre tecnologias apropriadas ao Semiárido.

O curso faz parte de disciplina ofertada pela especialização e é destinado a professores das redes pública e estadual de ensino, que tem como objetivo subsidiar os alunos com tecnologias apropriadas ao Semiárido desenvolvidas pela Embrapa e pelo Instituto Regional de Pequena Agricultura Apropriada (IRPAA), para a sustentabilidade da agricultura familiar com recursos do CNPQ/INSA, sendo desenvolvido pela UESPI.

Com início dia 27 na cidade de Petrolina em Pernambuco, no Centro de Treinamento Várzea da Cruz, das 8:00h da manhã até às 17:30h, o curso terá como pontos de discussão: O histórico do Semiárido – Chuvas e Secas; Tecnologias de captação, armazenamento e gerenciamento da água de chuva; dentre outras atividades.

Já no dia 28, em Juazeiro na Bahia, o segundo dia de curso acontece na Embrapa Semiárido, onde os alunos irão aprender sobre o manejo alimentar de caprinos; trabalhar com Banco Ativo de Germoplasma de Umbuzeiro; com Enriquecimento da caatinga com mudas de Umbuzeiro; produção de mudas de espécies do Gênero Spondias em portaenxerto de umbuzeiro, dentre outros.

Para a coordenadora do Semiárido na Seduc, Maria Luiza de Cantalice, a participação dos educadores neste curso é fundamental. “Eles vão aumentar o seu conhecimento sobre as práticas tecnológicas de convivências com o semiárido, a partir daí poderão aplicar trabalhos nos municípios onde trabalham”, disse.

Estão previstos ainda mais 5 cursos de especialização para a convivência com o semiárido para o Piauí, sendo 3 para professores e 2 para técnicos. A especialização corrente acontece desde o ano de 2011 e será encerrada até o meio deste ano com um grande evento.

 
Ascom Seduc