• roma.png
  • vamol.jpg

govO governador do Piauí, Wilson Martins, deu posse, durante solenidade na tarde desta quarta-feira, 18, a 198 concursados para o cargo de professor efetivo da Universidade Estadual do Piauí (Uespi). O evento ocorreu no Palácio de Karnak, sede do pode do Estado.

A nomeação e posse vieram após polêmica e intervenção do Ministério Público Estadual para garantir a demissão de professores temporários para a contratação de efetivos para a instituição de ensino superior pública.

 

“Com essa posse, a Uespi passa a ter pela primeira vez na sua história o número de professores efetivos maior do que o de temporários. Essas contratação representam um investimento de R$ 10 milhões no orçamento da universidade”, disse o governador.

 

Segundo dados, 132 do total dos contratados já chegam com título de mestre e 32 profissionais já possuem doutorado. “Isso representa um investimento na educação de qualidade”, analisa Wilson Martins.

Greve dos professores

O governador informou ainda que já enviou uma segunda proposta para a Assembleia Legislativa do Piauí sobre o reajuste para os professores da rede estadual de ensino. O gestor espera que a proposta seja votada em regime de urgência pela Casa.

 

“Esse novo projeto garante além do piso nacional da categoria um aumento linear para todos os professores do Piauí. Isso vai representar acrescimento de R$ 5,5 milhões por mês na folha de pagamento. É o que podemos fazer seguindo a lei de responsabilidade fiscal e as limitações do orçamento do Estado”, disse.

 

cidadeverde