• roma.png
  • vamol.jpg
Técnicos da Secretaria Estadual da Educação e Cultura do Piauí estiveram, durante os meses de março e abril, visitando escolas pertencentes às Gerências Regionais do interior, divulgando o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), no âmbito do Bolsa Formação Estudante/Jovem Trabalhador.

 

Nas visitas, trataram da apresentação, mobilização e sensibilização de diretores e alunos das Unidades Escolares de Educação de Jovens e Adultos (4ª a 7ª etapa) e Ensino Médio (2º e 3º ano) para a pré-matrícula nos cursos oferecidos pelas Unidades Ofertantes IFPI, Senac, Senai e Senar.

 

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi instituído pelo Governo Federal para ampliar a oferta de Educação profissional aos brasileiros e brasileiras por meio de uma série de subprogramas, ações e projetos e tem como finalidade expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores.

 

Através de apresentação oral e dialogada, distribuição de material informativo e visitas diretamente às Unidades Escolares, a equipe do Pronatec despertou o interesse dos alunos e diretores das escolas para as vantagens de aderir ao Programa.

 

“É impressionante o quanto nossos alunos aproveitam as oportunidades oferecidas. O Pronatec é um Programa que veio para ajudar os estudantes a conseguir uma qualificação profissional antes de terminar o Ensino Médio, facilitando a entrada destes no mundo do trabalho”, explica Ana Cássia Meneses, assessora do Pronatec.

 

Gerente, diretores, técnicos, alunos das Unidades Escolares e representantes do IFPI, Senac e Senai estiveram presentes nas visitas, tirando dúvidas e esclarecendo o funcionamento do Programa.

 

“Fomos muito bem recebidos. A partir do momento que receberam as informações, os diretores se comprometeram a realizar a pré-matrícula junto à comunidade escolar” disse Valéria Barros, assessora do Pronatec.

 

A Seduc fará um acompanhamento trimestral com cada Gerência Regional, de forma que todos sejam bem atendidos e assessorados quanto à oferta de cursos e execução do Programa.

 

governodopi