• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

secretariodeaducacaoviravidaO secretário da Educação e Cultura do Estado, Átila Lira participou na noite desta quinta-feira, 12 de abril, no auditório Senador Fernando Bezerra, localizado na Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI), em Teresina, da solenidade de formatura de mais duas turmas do projeto Vira Vida. Na ocasião, foram entregues 58 certificados, sendo 47 para os concludentes do curso de Auxiliar Administrativo e 11 para o curso de Costureiro Industrial.

 

A cerimônia contou também com a participação do presidente do Conselho Nacional do SESI, Jair Meneguelli, do presidente do Sistema FIEPI, Zé Filho, além de empresários, diretores e colaboradores das entidades SESI, SENAI e IEL, autoridades públicas e representantes classistas. O projeto Vira Vida é uma iniciativa do Conselho Nacional do SESI, realizado em parceria com o Sistema S (SENAI, SENAC, SESC, SEBRAE e SESCOOP), entidades públicas e Organizações Não Governamentais.

 

Átila Lira, secretário da Educação, destaca a importância da ação na vida dos jovens carentes que se encontravam em situação de risco. “O projeto permite a reinserção social dos jovens e facilita o ingresso no mercado de trabalho. É muito bom estar mais uma vez participando desse programa que dá as mãos a pessoas que precisam. Olhar para os olhos desses jovens, mostra que estamos no caminho certo. Temos que ter forças para combater quem explora os mais frágeis. Tudo que pudermos fazer para construir uma nação mais justa, a SEDUC está junto”, declara.

 

“A perspectiva de vida que o projeto está dando aos jovens é fabulosa. Com esta ação estamos garantindo ao jovem uma oportunidade que possa ser transformada em renda. O fato de terem conseguido concluir os cursos é uma vitória pessoal para eles e um exemplo de superação”, afirma o presidente do Sistema FIEPI, Zé Filho. Segundo ele, o sucesso desse projeto mostra o grande trabalho que a Federação das Indústrias faz no Piauí.

 

O Vira Vida é um projeto sócio-educativo que promove atendimento psicossocial, capacitação profissional e inserção no mundo do trabalho, gerando assim oportunidade efetiva de mudança na vida de jovens entre 16 e 21 anos, vítimas de abuso e exploração sexual.

 

O Projeto foi apresentado pela primeira vez no Piauí, em 2009, pelo presidente do Conselho Nacional do SESI. Inicialmente, foram contemplados 50 jovens em situação de vulnerabilidade, em dois cursos de qualificação profissional ministrados pelo SENAI. Até o momento, 115 jovens foram beneficiados com as ações do projeto. Destes, 40% já estão inseridos no mercado de trabalho, conforme contabiliza a coordenação do projeto.


SEDUC