• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma
piauiensesemspA equipe técnica e pedagógica da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) responsável por desenvolver o Projeto Jovem de Futuro (PJF) no Piauí participou do II Encontro Nacional do PJF, em Atibaia, interior de São Paulo. Além do Piauí, mais seis estados que incorporaram o PJF como política pública para o Ensino Médio a partir de 2012 estiveram presentes.


O encontro, que teve como tema a integração, reuniu cerca de 300 gestores e supervisores escolares. A superintendente executiva do Instituto Unibanco, Wanda Engel, abriu a programação chamando atenção para a importância da integração entre programas e políticas para a juventude, como estratégia para consolidação e obtenção dos resultados pelo Estado.


“O Instituto Unibanco acredita na capacidade do sistema público de dar a grande virada. O Jovem de Futuro foi testado e validado e, a partir de agora, será implantado em larga escala, graças a uma parceria entre o Governo Federal, por meio do MEC, os Governos Estaduais, por meio das Secretarias de Educação, e o Instituto Unibanco”, explicou Wanda. “Então esse encontro é uma oportunidade de passar ideias, prestar apoio técnico, trocar experiências, pois acreditamos que dessa forma alcançaremos as metas do projeto”, completou.


Para a professora Marcoelis Pessoa, gerente do Ensino Médio da Seduc, a adesão do estado ao projeto, bem como, a participação da equipe nesta qualificação, demonstram o compromisso do Governo do Estado com a melhoria do Ensino Médio. “O encontro foi muito importante no processo de formação da equipe executora da Seduc e supervisores do Programa Ensino Médio Inovador/ Projeto Jovem de Futuro, pois nele exploramos diferentes estratégias para  trabalharmos junto às escolas na construção e desenvolvimento de cada Plano de Trabalho”, afirmou Marcoelis.


Criado pelo Instituto Unibanco em 2007, o projeto Jovem de Futuro é uma ação de gestão escolar para resultados que oferece às escolas públicas do Ensino Médio apoio técnico e financeiro para que, em um período de três anos, seu desempenho seja melhorado substancialmente. Durante seu período de validação, o projeto gerou excelentes resultados para as escolas participantes e consolidou-se como uma tecnologia social viável para reprodução em larga escala.


Entre 2012 e 2016, estima-se que mais de três milhões de jovens, de 3.621 escolas do Brasil, serão beneficiados. Desse modo, a principal intenção nesse processo é melhorar os indicadores de qualidade (IDEB) dos sistemas públicos de ensino. Os estados que já aderiram ao Projeto são Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí e São Paulo.
SEDUC