• roma.png
  • vamol.jpg

obmepOs alunos piauienses conseguiram novamente bons resultados na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), considerada a maior competição da disciplina no mundo.  O Piauí obteve como resultado, divulgado na segunda-feira, 13, sete medalhas de ouro, oito de prata, 22 de bronze e 286 menções honrosas.

 

 

Ao todo, mais de 18 milhões de alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio participaram durante os meses de agosto a outubro de 2011 da OBMEP, uma competição organizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

 

 

Foram distinguidos mais de 30 mil prêmios entre medalhas de ouro, prata, bronze e certificados de menções honrosas aos melhores alunos da competição além de computadores com kit de projeção e troféus às escolas e secretarias municipais de educação com maior número de alunos premiados nas suas respectivas unidades da federação. 

 

 

Na reta final o estado do Piauí foi representado por mais de 10 mil alunos oriundos dos seus 224 municípios. Pelas regras da competição cada estado deve receber pelo menos 15 medalhas de bronze e uma quantidade de certificados de menções honrosas de até 10% do número de alunos classificados para a fase final.

 

 

Competição

 

Todo o certame da competição se desenrola em duas fases, na primeira todos os alunos das escolas inscritas se submetem a responder uma prova com 20 problemas objetivos para posteriormente a escola selecionar os 5% melhores que representarão a escola, o município e o estado na fase final, onde concorrerão com os demais alunos classificados em todo o país. Nesta fase todos os classificados se reúnem em locais estabelecidos pela organização para descrever as soluções de seis problemas bem elaborados.

 

 

As medalhas de prata e ouro são conquistadas pelos melhores colocados nacionalmente de acordo com o seguinte nível de organização: nível 1, estudantes do 6º e 7º ano; nível 2, alunos do 8º e 9º ano e nível 3 estudantes do Ensino Médio.

 

 

Cocal dos Alves

 

O município de Cocal dos Alves na região norte do Piauí tem um destaque especial por carregar três das sete medalhas de ouro conquistadas pelos alunos piauienses. Desde 2005 a cidade apresenta um excelente desempenho em diversas competições de conhecimento e uma taxa de aprovação nos vestibulares maior, ou igual a 70% todo ano. 

 

 

 Na 7ª OBMEP, dos 29 estudantes cocalalvenses classificados para a fase final da competição, 25 obtiveram bom êxito conquistando 10 medalhas e 15 menções honrosas além das premiações para as escolas, em que a escola Municipal Teotônio Ferreira Brandão obteve a maior premiação entre as escolas públicas piauienses e receberá por isso um computador portátil acompanhado por um kit de projeção móvel, enquanto que a escola estadual Ensino Médio Augustinho Brandão receberá um troféu de mérito nacional por manter a média de premiação dos anos anteriores. Agora o município soma um total de 146 premiações das quais 11 são medalhas de ouro. 



Augustinhobrandao.net.br