• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

“Um ambiente mais bonito incentiva a gente a estudar mais e cuidar do que é nosso, para que os alunos dos próximos anos possam usufruir também dessa estrutura”, relata Valdelúcia Sousa (18 anos), aluna da 3º série do Ensino Médio, da Unidade Escolar Aprígio Pereira Bezerra, em São Julião-PI. Essa foi uma das centenas de escolas totalmente equipadas pela Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), só em 2012 já fora mais de 400.

 

A política de reestruturação das escolas públicas vem equipando de maneira acelerada as unidades da capital e do interior do Estado. Só nos três primeiros meses do ano mais de 400 escolas já receberam algum tipo de equipamento que além de aumentar o conforto do aluno em sala de aula, garante um atendimento mais adequado da escola, refletindo na aprendizagem.

 

Na entrega realizada na última terça, 20, houve grande comoção da comunidade escolar de São Julião, cidade a 376 km de Teresina, que ansiava por novos materiais para as escolas que têm em média 300 alunos. É o que relata a diretora da U.E. Aprígio Pereira Bezerra, Luisa Joana.

 

“É com orgulho e entusiasmo que recebemos essa nova estrutura para a escola que deu uma nova cara a mesma. Agora reforçaremos nosso projeto de preservação do patrimônio público para que esse material dure anos e anos”. A escola recebeu 120 kits aluno (cadeira e mesa), freezer, ventiladores, geladeira, liquidificador, fogão industrial, cadeiras estofadas, mesas e cadeiras para professores, que lotaram dois caminhões da Seduc.

 

Já na U. E. Joaquim Baldoíno, outra escola estadual da cidade, a entrega de mobiliária aconteceu com um evento envolvendo o coordenador de Patrimônio da Seduc, Gonçalo Soares, a diretora da 16ª Gerência Regional de Educação (Gre), Eva Arrais, a secretária municipal de Educação, Glória Filha, diretores, professores, alunos e autoridades locais. “Sabemos da dificuldade na reposição de materiais por parte da Seduc, pelo grande índice de depredação do patrimônio. Agradecemos ao secretário da Educação, Átila Lira, pelos equipamentos e conscientizaremos a todos pela conservação dos mesmos”, diz a diretora da unidade, Genoveva Alencar.

 

Mais equipamentos

A gerente da 16ª GRE destacou o trabalho realizado nos municípios da região e reforçou a preocupação com a preservação da escola. “A Seduc  já equipou escolas nos municípios de Pio IX, Fronteiras, Belém do Piauí, Marcolândia e agora São Julião. A melhoria da educação vem ocorrendo gradativamente com o PAR (Plano de Ações Articuladas) e o Progep (Programa de Gestão da Escola Pública), dentre outros, que estão surtindo ótimo efeito na região”.

 

O coordenador de Patrimônio da Seduc encerrou o evento garantindo mais empenho no trabalho da Secretaria para atendimento de todas as necessidades. “Além das solicitações, fazemos visitas por todo o Piauí e lutamos para atender o mais rápido possível as escolas do nosso Estado. Nossa educação começa quando conservamos adequadamente esses materiais que são uma base de apoio para a educação de qualidade”, finalizou Gonçalo. 


SEDUC