• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

rondacidadaoMuito mais do que estarem munidos com equipamentos de segurança, os profissionais que atuam na segurança pública do Estado devem estar preparados para lidar com as adversidades que preocupam a sociedade. Nesse contexto, a Secretaria Estadual da Segurança implantará a Escola Itinerante de Segurança Pública Integrada, que visa capacitar agentes da Polícia Militar, Polícia Civil, bem como do Corpo de Bombeiros para melhor atender a demanda da população. Num primeiro momento, a escola deverá atender 1.239 profissionais da segurança pública.

 

Segundo a delegada Eugênia Villa, diretora da Academia de Polícia Civil (Acadepol), o ônibus itinerante atuará nas cidades de Bom Jesus, Floriano, Parnaíba e Picos, devido estes municípios serem bastante populosos e possuírem grandes quantidades de profissionais de segurança pública. “Ao todo, vamos atender 22 municípios, levando o conhecimento para os agentes e policiais que atuam no interior, os quais, muitas vezes, não têm como se deslocar para a capital para realizar capacitações”, explica.

 

Durante as visitas da escola itinerante, os profissionais serão incentivados a entender problemas relacionados aos direitos humanos, a exemplo das causas ambientais que vêm despertando grande interesse na sociedade. Para tanto, profissionais especializados serão deslocados para estas cidades, levando sua experiência para os demais. “A ideia é levar aos colegas do interior uma visão mais abrangente de questões importantes, fazendo com que a academia chegue até o servidor”, completa Eugênia Villa.

 

Além de promover a capacitação dos profissionais, o projeto da escola itinerante também será uma forma de integrar as forças policiais, dando maior resolutividade aos problemas de segurança pública no interior do Estado. “Dentro da programação de cursos da escola teremos a inserção de outros projetos, a exemplo do Luzes da Diversidade, que tratará sobre a homofobia e os crimes contra a dignidade social”, ressalta a diretora da Acadepol.

 

O projeto da Escola Itinerante de Segurança Pública foi um convênio firmado entre o Governo do Estado e o Ministério da Justiça, estando em fase de implementação. Para tanto, serão investidos R$ 607 mil, que serão aplicados na compra do ônibus e da infraestrutura da escola, que contará com equipamentos modernos, tais como lousa digital, plataforma tablet, notebooks, dentre outros.


Piaui.pi.gov