• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

estudanteeeesTrês estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional de Tempo Integral Candido Borges Castelo Branco, jurisdicional a 5ª Gerência Regional de Educação, em Campo Maior, foram selecionados para Mostra dos Finalistas na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia da USP, que acontece de 12 a 17 de março, em São Paulo.

 

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, que todo ano realiza na Universidade de São Paulo uma grande mostra de projetos, resultado das ações realizadas durante todo ano em nosso país de incentivo à cultura investigativa, de inovação e empreendedorismo.

 

“A FEBRACE assume um importante papel social incentivando a criatividade e a reflexão em estudantes da educação básica, através do desenvolvimento de projetos com fundamento científico, nas diferentes áreas das ciências e engenharia”, informa Maria de Jesus Magalhães de Oliveira, técnica da Gerência de Ensino Médio da Seduc.

 

Chega de Calor é único projeto do estado selecionado e foi elaborado pelos alunos Jucimary Paixão Macedo, 18 anos, Isauíra Cristina Frota Ximenes, 18 anos, e Wanderson Nascimento Barbosa, 15 anos, do 3° ano do Curso Técnico de Manutenção e Suporte em Informática, sob a orientação da professora de biologia Maria Beatriz Dias Coutinho.

 

Desde 2003, a FEBRACE tem descoberto novos talentos e gerado oportunidades. “Esta é uma experiência extremamente nova e interessante. Considero uma oportunidade única poder mostrar para o Brasil um projeto totalmente nosso e de acordo com a nossa realidade. Somos tão bons, quanto qualquer aluno do resto do país”, declara Isauíra Cristina.

 

Os estudantes criaram um aparelho de umidificador de ar que é ao mesmo tempo também um aparelho de ar condicionado, diferente dos convencionais e mais acessíveis para o mercado consumidor. O aparelho possui um filtro para que haja reaproveitamento da água, sem contaminação de bactérias e vírus.

 

Wanderson Nascimento explica que o funcionamento do aparelho é bastante simples. “A função básica do aparelho é manter a umidade relativa do ar dentro dos níveis recomendados para o ser humano que é de 60% para que haja conforto respiratório e sensação de bem estar”, esclarece. Criado para ser utilizado em ambientes secos o simples aparelho funciona em uma pequena bacia de água acondicionada junto a um emissor de ultrassom, que o ligado a energia elétrica quebra as moléculas de água em partes menores que combinados a uma espécie de ventilador a água se dispersa em forma de névoa sobre o ambiente.

 

“Durante a Febrace vamos mostrar para o Brasil que a nossa idéia é muito boa e completamente viável. Por isso, esperamos que ele deixe de ser projeto e vire realidade”, afirma confiante a estudante Jucimary Macedo, que já venceu dois grandes prêmios do CNPQ e da Feira de Meio Ambiente no Amapá.

 

A Mostra dos Finalistas da FEBRACE 2012 acontecerá no Campus da Universidade de São Paulo, São Paulo.


SEDUC