• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Professores da Universidade Federal da Bahia e da Universidade Estadual de Feira de Santana criaram um jogo em 3D para ensinar biologia a alunos do ensino médio. O que pode parecer brincadeira, deve se tornar objeto de estudo nas mãos dos estudantes, que vão utilizam o jogo para conhecer mais sobre o processo evolutivo dos animais.

 

No game, o jogador controla um lagarto, que deve se desenvolver e se reproduzir de acordo com os processos evolutivos. Na segunda fase, o estudante deve deixar o personagem do jogo com as características de um lagarto de verdade. No final, o jogador pode controlar uma população de lagartos. O desafio é manter o equilíbrio natural e lidar com a evolução do animal.

 

Sharbel El-Hani, professor de biologia que participou do projeto, explica que o game foi baseado na ecologia e na evolução, e abre espaço para a investigação.

 

- Ele usa recursos da vida dos estudantes, que têm larga experiência com jogos e videogames. A escola não é muito aberta a isso, mas nesse caso, é ela que se adéqua ao aluno.

 

O jogo ainda não está disponível aos estudantes, mas é possível jogar pelo site do projeto Calangos.


R7