• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma
A Universidade Federal do Piauí (UFPI) é a primeira do país a confirmar que contratará a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para administrar o Hospital Universitário da instituição. Após aprovação no conselho universitário, a universidade comunicou oficialmente o Ministério da Educação sobre a decisão.

 
O objetivo da criação da empresa pública, que teve seu estatuto social publicado no último dia 29 de dezembro, é modernizar a gestão dos recursos financeiros e humanos dos hospitais federais universitários. Com capital social inicial de R$ 5 milhões, integralmente subordinado à União, a empresa será vinculada ao Ministério da Educação e terá personalidade jurídica de direito privado e patrimônio próprio.


O Hospital Universitário da UFPI foi concluído em 2011 e iniciará seu funcionamento este ano. Para o reitor da universidade, Luiz de Sousa Santos Júnior, iniciar as atividades do hospital a partir da administração da empresa pública poderá tornar a instituição um modelo no país.
 

“Quando visitei o Hospital das Clínicas de Porto Alegre (HCPA), que adota um modelo de gestão que inspirou a criação da empresa, não tive dúvidas de que a celebração do contrato seria o melhor caminho para o Hospital da UFPI”, disse.

 

Destacando a importância do início do funcionamento da nova unidade para o Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado, que atualmente conta com apenas 36 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o reitor informou que o Hospital contará com 29 leitos de UTI, sendo oito de unidades coronarianas, as primeiras do Piauí.

 
“Vamos mostrar que é possível administrar um hospital que faça assistência à saúde da população, mas sem perder o seu foco principal que está na natureza de todo hospital universitário: a formação de recursos humanos e a promoção do ensino e pesquisa em saúde”, comemorou.

 
As obras de conclusão da infraestrutura e a aquisição dos equipamentos foram financiadas com recursos do Ministério da Educação, por meio do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf).

 
Com base na autonomia de que dispõe, cada universidade federal poderá decidir, em seus conselhos superiores, pela contratação da empresa para melhorar as condições de assistência, ensino e pesquisa em seus hospitais.


Entre as atribuições da nova empresa pública estão a administração de unidades hospitalares e a prestação de serviços de apoio ao processo de gestão dos hospitais universitários federais, com a implementação de sistema de gestão único.

 
Existem hoje 46 hospitais universitários, vinculados a 32 universidades federais. Os hospitais são responsáveis pela formação de grande número de profissionais médicos do país. Em determinadas regiões, são as unidades hospitalares mais importantes do serviço público de saúde. Eles cumprem papel fundamental na consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), uma vez que 70% das unidades são consideradas de grande porte e têm perfil assistencial de alta complexidade.

Fonte: assessoria da Sesu