A Polícia Militar do Piauí recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o reconhecimento nacional em Inovação Tecnológica e Boas Práticas pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). A cerimônia ocorreu na última sexta-feira (05), no Auditório do CNMP, em Brasília (DF), durante o Encontro Nacional do Ministério Público no Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública.
O destaque da premiação foi o SICAD, através do sistema de Controle Inteligente de Operações Planejadas, ferramenta desenvolvida por policiais militares piauienses para modernizar o planejamento e o controle administrativo das operações da corporação. No módulo premiado neste ano, o sistema substituiu processos que antes eram feitos manualmente e hoje permite gerenciamento eletrônico de escalas, férias, cruzamento de dados e acompanhamento em tempo real das operações planejadas.
A iniciativa foi inscrita pelo Tenente-Coronel David Monteiro Tajra e pelo 3º Sargento Antônio Felipe Santiago Neto e aprovada pelo Comitê de Avaliação do CNMP, após análise de critérios de inovação, resultados e aplicabilidade, superando outros projetos também inscritos e sendo a única polícia do Brasil a receber a premiação.
Representando a instituição, o comandante-geral da PM-PI, coronel Scheiwann Lopes, destacou o significado do reconhecimento nacional.
“Pelo segundo ano consecutivo, recebemos com muita alegria e satisfação esse reconhecimento. O Ministério Público, especialmente o GACEP, colabora, orienta e ajuda a aperfeiçoar nosso sistema. E isso torna o prêmio ainda mais especial”, afirmou.
O comandante reforçou que o SICAD é um desenvolvimento interno da corporação, criado e aprimorado por policiais militares da própria instituição, motivo de muito orgulho.
“É uma ferramenta própria da PM, integrada, moderna e construída por pratas da casa. A evolução foi tão grande que o sistema se destacou entre todas as polícias do Brasil. Mais uma vez, conquistamos esse reconhecimento em inovação tecnológica no controle de operações policiais”, destacou.
De acordo com o coronel Jacks Galvão, chefe do Departamento Geral de Operações (DGO) da PMPI, o prêmio reforça o compromisso da PM-PI com transparência, eficiência e gestão responsável dos recursos públicos.
“É um motivo de orgulho representar o Piauí e mostrar que nossa instituição avança com tecnologia, probidade e respeito ao cidadão. Parabéns à PMPI, parabéns ao nosso Estado, e viva a Polícia Militar”, concluiu.
No ano anterior, a PM-PI também foi destaque nacional com outro módulo do SICAD, voltado ao controle e rastreamento de armas e munições.


Ascom