A Universidade Federal do Piauí (UFPI) deu início, nesta terça-feira (23), à XIII Jornada de Matemática (JMATUFPI 2025). Promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Matemática, o evento segue até sexta-feira (26) e reúne estudantes, professores, pesquisadores e interessados na área. A programação conta com palestras, sessões temáticas e apresentações de pôsteres. Ao todo, 29 palestrantes de quatro regiões do país participam, reforçando a dimensão nacional da iniciativa. Saiba mais do evento aqui.
Para o vice-reitor da UFPI, professor Edmilson Miranda de Moura, a Jornada exerce papel estratégico no fortalecimento da Universidade e no incentivo à pesquisa. “Esse é um evento que começou em 2011 e já demonstrou sua relevância ao longo dos anos. Hoje, mais de 20 palestrantes de fora vêm compartilhar inovações em matemática. Isso inspira nossos alunos e professores, mostrando a necessidade de sair da zona de conforto e dialogar com as demandas da sociedade. Pesquisa só faz sentido se tiver impacto social, e este encontro ajuda a aproximar a academia da vida real”, destacou.
O presidente da FAPEPI, professor João Xavier da Cruz Neto, também ressaltou a importância da Jornada para a ciência. “Todos os grandes feitos da matemática são refletidos aqui. É um evento fundamental não só para o Piauí, mas para o Brasil, pois reúne pesquisadores de várias regiões. Isso demonstra a força do Departamento de Matemática da UFPI, que já se projeta para outros eventos em 2026”, afirmou.
Já o coordenador da Jornada, professor Leandro de Freitas Pessoa, enfatizou o crescimento do evento ao longo dos anos. “A Jornada começou com foco mais restrito, mas hoje é nacional. Trabalhamos nas linhas de pesquisa de geometria, análise, sistemas dinâmicos e otimização, reunindo especialistas de diferentes partes do país. O objetivo é levar conhecimento aos alunos da pós-graduação e também aos da graduação, ampliando os horizontes da matemática no Piauí”, disse.
A solenidade de abertura contou também com a presença do diretor do Centro de Ciências da Natureza (CCN/UFPI), professor Carlos Humberto Soares Júnior; do chefe do Departamento de Matemática, professor Paulo Alexandre Araújo Sousa; e do coordenador do Programa de Pós-Graduação em Matemática, professor Halyson Irene Baltazar.
Ufpi